quarta-feira, setembro 29, 2004

VOLUNTARIOS DA APASC




Grupo de competentes profissionais voluntarios da APASC. A partir da esquerda: Gleison Ferreira (Mestrando em Biomecânica), Maria Aedo (Fisioterapeuta), Daniela Vicco (Fonoaudióloga) e Graziela Batalha Machado (Fisioterapeuta).

L.DOPA POR VIA INTRADUODENAL (III)

-

PRODUTOS NEUROPROTETORES (II)



Perguntei ao Dr Limongi, na ausência do Dr. Daniel Cincinatus. medico suporte deste blog, sobre neuroprotetores e infusão duodenal de LDopa. Veja a resposta.

De: Contato
Responder para: "Contato"
Enviado: terça-feira, 28 de setembro de 2004 23:39:57
Para: marciliosantos@hotmail.com
Assunto: Re: Fale Conosco [Parkinson On Line]

“Prezado Marcilio,

Não receito neuroprotetores por não dispor de algum comprovadamente eficaz. Quanto à selegilina, seus efeitos ainda são controvertidos e, no mínimo, tem alguma ação sintomática como antiparkinsoniano e pode ser usada em vários casos.

Quanto à infusão duodenal de levodopa, pode ser útil em casos refratários com absorção irregular e com grandes oscilações de resposta.

Um abraço,

--
Dr. João Carlos Papaterra Limongi”



--------- Mensagem Original --------
De: marciliosantos@hotmail.com
Para:
Assunto: Fale Conosco [Parkinson On Line]
Data: 12/09/04 11:42
Abaixo está o resultado do seu formulário. Ele foi submetido por
marciliosantos@hotmail.com em 12/09/2004 às 11:42:35
nome: MARCILIO SANTOS
telefone: 048 99829547
email: marciliosantos@hotmail.com

mensagem: Caro Dr Limongi:
Na entrevista que deu ao Dr Drauzio Varella você deposita esperança nas pesquisas sobre neuroprotetores, embora alerte para a falta de comprovação cientifica da eficácia dos inúmeros produtos disponíveis nas farmacias. A propósito do assunto, meu médico suspendeu a droga Selegiline após tomar conhecimento de um estudo que provava sua ineficácia. Pergunta: Qual o neuroprotetor que receita em sua clinica? Outro assunto. O fórum Parklist, lista de discussão dos parkinsonianos francofonos, noticiou uma pesquisa feita na Suécia onde a L-dopa vem sendo ministrada por injeções intraduodenais. O resultado da pesquisa mostra uma maior regularidade no funcionamento da medicação e uma redução das dosagens. Há alguma experiência dessa técnica no Brasil? antecipadamente agradeço. Marcilio



terça-feira, setembro 28, 2004

ASSOCIACAO PARKINSON DA BAHIA



A Assistente Social Simone Moura entrou em contato com Henio Antonini, Presidente da Associação Parkinson Santa Catarina, para obter subsídios para organizar uma entidade semelhante em Salvador.
Caso outras associações tenham contribuição a dar, podem usar os endereços contidos na msg de Simone que transcrevo abaixo.

“Querido Senhor Henio,

Obrigada pela atenção ao telefone, apesar do horário, e também pelo envio do estatuto da Associação de Parkinson APASC.
Eu, sou Simone Santos de Santana de Moura, Assistente Social, CRESS 3768/Bahia, estou trabalhando no núcleo de Neurociências do Hospital Professor Edgar Santos (Hosp. Das Clínicas)Salvador/Bahia.
Trabalho com uma equipe multidisciplinar, contudo minha atuação é só com portadores e familiares de Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla.
Em relação aos portadores e familiares de Parkinson estamos buscando a possibilidade de criação de uma Associação em Salvador, Bahia. Por isso esse incomodo e abuso aos senhores.
Precisamos de informações, orientações, regime interno, convenção...Se possível.

Desde já Agradeço
Lembranças a Esposa.

Simone Moura
e-mail simone.s.s.m@uol.com.br
End Res. Rua Professor Alfredo Rocha, nº366, Edf. Vila
Tatiana, aptº202. Bairro Vila Laura Salvador Bahia CEP:
40270-150.
Tel res (71) 383-0353

Tel tra (71) 339-6081
Telfax (71) 247-6982
End. Trab. Rua Augusto Viana, S/N Canela. Hosp. Univ. Prof.
Edgar Santos, Nucleo de Neurociências (1C) Salvador Bahia Cep
40110-060.´